QUAL VÍDEO INSTITUCIONAL COMBINA MAIS COM A MINHA EMPRESA?

Qual vídeo institucional combina mais com a minha empresa?

Sabia que existem vários tipos de vídeos institucionais?

Tem aquele modelo e formato que pode ser o mais indicado para o seu roteiro e para a mensagem que precisa ser transmitida pela sua empresa. Um deles também pode ser o mais viável financeiramente e o que se encaixa melhor no projeto e nos resultados almejados.

Aqui nesse post, vamos falar um pouco mais sobre os estilos de vídeo, quais são os mais indicados para cada uma das estratégias de marketing e ainda demonstrar sua ação na otimização dos resultados. Confira:

 

Conheça os tipos de vídeos institucionais

O primeiro passo é definir se a imagem que você quer passar da sua empresa é mais moderna ou mais tradicional. Para isso, é preciso definir o que é mais importante para sua empresa: mostrar a fábrica, o estoque, a produção, equipes de vendas, suporte técnico e afins ou apresentar um serviço diferenciado, uma solução inovadora ou até mesmo mostrar a empresa de uma forma mais lúdica?
Após se fazer esta pergunta e buscar algumas referências, você certamente saberá se é melhor utilizar captações de imagem ou animações.
Existem roteiros que funcionam melhor com imagens produzidas e outros com animações digitais, isto vai depender do enredo que terá o seu vídeo institucional.
Bom, depois de entender tudo isso, veja agora alguns tipos de enredo que pode ter em seu vídeo:

 

Tradicional

Vídeos com formatos padrões são chamados de tradicionais. São aqueles que seguem uma narrativa com os elementos básicos: começa falando da instituição, da sua história, dos seus diferenciais, principais características, serviços e visão de futuro. Algo que marca esse estilo tradicional é a forma em que a informação é apresentada: de maneira direta e simples.
Essa modalidade de vídeo pode ser utilizada em reuniões, apresentações da empresa, nos meios digitais, nos websites, dentre outros. Ainda pode ser extremamente versátil. Usualmente, é o primeiro vídeo que uma empresa vai utilizar. De todos os formatos, é o que mais agrega valor ao conceito da marca. Este formato é normalmente produzido com captações de imagem da própria empresa, com os respectivos colaboradores, etc.

.

/90/”>

 

Institucional Conceitual

Qual a mensagem que precisa ser transmitida? O serviço, a instituição ou o conceito, a razão de ambos existir? Para discutir o último ponto, entra o vídeo institucional conceitual. Normalmente, nesse caso, é utilizado uma mensagem de impacto e elementos visuais que transmitam emoção.
Assim como o tradicional, esse formato apresenta resultados diferentes para a empresa. Podem ser internos, engajando seus colaboradores e reafirmando os valores e a visão da empresa, quanto externo – através da conquista da audiência e da fidelidade do público. Esse estilo tambem é muitas vezes utilizado em apresentações, eventos ou ainda no website – principalmente por instituições de interação direta com o público, que atendem o terceiro setor e os órgãos públicos. Normalmente produzido com captações de imagem mais produzidas, incluindo a contratação de atores, imagens conceituais, etc.

.

/31/”>

 

Institucional Moderno

Com o avanço da tecnologia e com o início da era de otimização dos resultados, os vídeos saíram do lugar comum. Surgiram os formatos inovadores, focados em retorno financeiro rápido que falam mais da solução oferecida do que da instituição. Uma característica marcante desse tipo de vídeo é o início, que além de prender a atenção instiga o espectador a entender o problema, elaborar uma dúvida e, no final, conhecer a solução oferecida, falando sobre a empresa ou instituição.
Uma grande diferença entre esse tipo e o tradicional é em relação à duração. Como esse estilo funciona quase sempre como um material de vendas, precisa ser bem curto – algo entre dois ou no máximo três minutos. Normalmente produzidos com animações 2D e 3D.

.

/15/”>

 

Agora que você já pensou no enredo de seu vídeo institucional, você já consegue decidir se é melhor produzir imagens de sua empresa ou desenvolver uma animação?

Bom, para resolver esta dúvida o bom mesmo é contar com a ajuda de empresas especializadas e de bons profissionais.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor. Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!