PERCA O MEDO DE GRAVAR VÍDEOS

Hoje vamos falar um pouco sobre como lidar com o medo da câmera na hora de gravar seus vídeos.

Você já parou para pensar, o quanto a vergonha ou o medo de se expor em frente às câmeras pode inibir alguém? Só o fato de estar perto de equipamentos de filmagem já deixa muita gente com calafrios.

Mas só que a timidez em excesso, acaba prejudicando a produção de conteúdo. E por que é tão importante superar este medo das câmeras?

Uma das respostas é bem simples. Hoje em dia, a produção de conteúdo em vídeo se transformou na maior tendência do marketing digital.

Com vídeos, negócios de diferentes nichos de mercado conseguem se comunicar de uma forma mais fácil com o público, tornando esse conteúdo de fácil entendimento, mais atrativo e com alto poder de engajamento.

E para transmitir uma mensagem de maneira eficiente em um vídeo, é importante falar com confiança e segurança.

E o primeiro passo é deixar o medo de lado e entender o que causa este desconforto em frente à câmera.

Muita gente afirma que se ente estranha quando vê sua imagem ou ouve sua voz gravada. E a explicação para este fenômeno tem relação com a percepção que temos do nosso corpo. Pois como não temos a capacidade de nos enxergar de fora do nosso corpo, acabamos nos baseando em nossa percepção interna de voz e postura. Mas pode ter certeza, os vídeos exibem a nossa voz e a nossa imagem exatamente como as outras pessoas nos percebem.

E eu posso te afirmar, é importante você entender que nem todas as pessoas se sentem bem em frente às câmeras. Mas não há nada de errado nisso.

Mas se este desconforto e timidez está te atrapalhando a produzir conteúdo em vídeo, existem algumas coisas que podem te ajudar.

Vamos te falar sobre alguns exercícios e estratégias que podem te ajudar a perder este medo da câmera.

Por exemplo, você pode treinar em frente ao espelho. Essa pode parecer uma dica boba, mas funciona de verdade.

Outra dica é, decore o roteiro. Quando a gente fala decore, não quer dizer que você precisa decorar por completo cada linha, não, não é isso. Mas é importante estudar bem o roteiro do seu vídeo, e saber sobre o que você vai falar, isso vai te dar tranquilidade em frente à câmera. Vá para um lugar tranquilo e confortável e leia-o diversas vezes.

Outra técnica que também ajuda a perder o desconforto em frente às câmeras é gravar muitos vídeos, mas não publicar nenhum deles.

Por exemplo, escolha um tema e, durante uma semana, grave vídeos diários sobre ele. Se achar necessário, elabore um breve roteiro, destacando os pontos que podem ser abordados. 

Ao fim do período,assista a todos os conteúdos em sequência. Dessa maneira você será capaz de ver como evoluiu na hora de gravar, ficando mais natural e confortável ao longo dos vídeos.

Vou te passar algumas dicas ok?

Dica 1. Fique sempre atento a sua linguagem corporal. Você já deve ter ouvido falar que o nosso corpo fala não é mesmo?

Dica 2. Cuide da sua postura corporal, uma pessoa tímida, por exemplo tem uma postura mais curvada, já uma pessoa confiante tem uma postura mais ereta.

Dica 3. Respire fundo, para muita gente, estar em um set de gravação é uma experiência traumática, e eu te asseguro, respirar fundo ajuda e muito.

Dica 4. E para mim, a mais importante. Crie o seu próprio método. Pois todas as dicas que a gente passou aqui são capazes de te ajudar, mas a verdade é que cada pessoa funciona de um jeito.

E lembre-se, a câmera é sua aliada, então, depois de treinar em casa e conhecer bem o script do seu conteúdo, é hora de encarar a câmera de outra maneira. Pense que ela não é um inimigo, mas sim uma ferramenta de trabalho como qualquer outra.

Então, bora para a frente da câmera e produzir conteúdo de qualidade sem medo, ou sem medos.

Eu espero que você tenha curtido este conteúdo, se curtiu pode compartilhar com um amigo. E não esquece de clicar no joinha e se inscrever no nosso canal, assim você vai receber notificação dos próximos vídeos.

Grande abraço e até o próximo vídeo.