O QUE É MOTION GRAPHICS?

Salve galera, hoje vamos falar sobre Motion Graphics, você sabe o que é!?

O Motion Graphics também é conhecido como vide grafismo, motion design ou design de animação.

Consiste em uma técnica de design gráfico, que traz na sua essência uma mistura de princípios de design, vídeo, animação e cinema e que gera um grande impacto visual.

Esta técnica é uma das principais tendências da atualidade, e nesta postagem, vamos te explicar o que é Motion Graphics e falar sobre alguns exemplos da sua aplicação em diversas áreas.

Então vamos com um pouquinho de história?

O Motion Graphics é diferente das animações clássicas, aquelas feitas com desenhos quadro a quadro, pois o normalmente ele é produzido através da utilização de formas geométricas, textos, ilustrações de personagens e ícones, é uma mescla do digital e do artesanal, e os desenhos vão ganhando vida através das marcações de mudanças dos seus parâmetros e pontos, de acordo com o tempo, os famosos keyframes. Deu nó?

Pois é, só você vendo uma timeline de Motion Graphics para entender um pouquinho de quanto é complexo.

Mas no final, o resultado é muito interessante, vamos deixar aqui na descrição alguns Links com esta técnica aplicada.

E embora a utilização da animação digital seja recente, a sua origem tem raízes há algum tempo, foi desde o surgimento das técnicas utilizadas pelo designer novaiorquino Saul Bass, muitos afirmam que o cara é percursor da técnica.

Ele inovou quando em 1940 tornou os créditos iniciais e finais dos filmes da época em  parte da experiência cinematográfica, onde as letras se moviam pela tela frequentemente e incorporavam imagem além de textos.

Ele é criador de obras famosas, como os créditos iniciais de “Psicose”, “Um corpo que cai” e “O pecado mora ao lado”, só clássicos.

Mas o que queremos dizer é que se as primeiras obras famosas criadas e utilizadas fazem parte de um passado bem distante, hoje a técnica está muito mais sofisticada, e sofweares de Motion Design como cinema 4D e o Adobe Affter Effects estão sendo amplamente utilizados.

Mas chega de história e vamos conhecer em quais áreas o Motion Graphics pode ser utilizado?

Porque se a técnica teve início no cinema, hoje, ela está presente nas mais diversas áreas da produção audiovisual. Acompanhe!

CINEMA

Já falamos que o motion nasceu originalmente no cinema lá atrás, e a técnica continua sendo utilizada com força na sétima arte, e sempre que que um filme novo é lançado a gente pode comprovar não é mesmo?

PUBLICIDADE

As técnicas em Motion Graphics vem sendo utilizadas frequentemente na Publicidade. Pois além de tornar as produções muito mais atrativas visualmente, as propagandas produzidas utilizando esta técnica também tem outras vantagens para os anunciantes e agências.

Um destes diferencias é poder criar uma unidade entre a comunicação online e offline.

Ou seja, trazer as mesmas artes gráficas utilizadas na campanha estática, como jornal, revistas e blogs, pra e TV e pra internet. E o consumidor está cada vez mais acostumado com esse tipo de comunicação integrada.

Outra grande vantagem é o a diminuição dos custos de produção, já que um VT Publicitário desenvolvido e criado para ser produzido em Motion Graphics muitas vezes custa bem mais barato que produções que envolvam filmagens ou animações tradicionais como o 3D.

Podemos dizer até, que o Motion Graphics democratiza um pouco a publicidade, já que não é preciso ser um grande anunciante ou uma gigantesca empresa para produzir um comercial de qualidade.

E pelo fato de ter uma produção considerada mais barata, pois não envolve a captação de imagens, o Motion tem sido cada vez mais utilizado também nos vídeos institucionais e apresentações de empresas.

E por último, mas não menos importante temos o Design para Web.

São muitas as técnicas e possibilidades de utilização do Motion Graphic na internet, em sites e redes socias. Com ele é possível cria vídeos, banners, infográficos animados para sites e muito mais.

Ou seja, pode-se considerar uma excelente ferramenta pra quem trabalha com marketing digital por exemplo.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, e se curtiu pode compartilhar.

Um abraço e até um próximo conteúdo.

Links de Vídeos