O QUE É BRANDED CONTENT
O QUE É BRANDED CONTENT
Branded Content significa conteúdo de marca, ou seja, a criação de conteúdo que está diretamente relacionado ao universo de uma marca. Esse conteúdo precisa ter qualidade, ser relevante para o público-alvo, fortalecer a marca e contar uma história.
Desta forma, a dinâmica da divulgação da marca muda. Em vez de ser associada com anúncios, que são frequentemente ignorados ou mal recebidos, a marca passa a ser associada com informação, emoção ou diversão, que possuem mais valor para o consumidor.
O branded content é muito flexível e adaptável. Ele se posiciona em uma intersecção do marketing que envolve publicidade, informação e entretenimento e até mesmo em Campanhas com cunho social, veja o caso do filme produzido para o CEPON . SC.
Além disso, o branded content pode ser desenvolvido através de variados canais e formatos. Inclusive, usando as alternativas mais recentes da tecnologia móvel; os aplicativos.
O branded content tem uma dinâmica diferente, por exemplo, de um anúncio na televisão (que será visto, em teoria, por toda a audiência do canal). Como ele se apoia fortemente em mídias sociais, ele vai ser visto na proporção em que for compartilhado.
Mais um ponto que vale a pena destacar é a importância do diálogo do branded content com outros conteúdos que estão sendo produzidos. Você pode fazer menção a eles, ou eles a você.
Esse é um fenômeno espontâneo, o que significa que é difícil planejar para que esse tipo de interação aconteça. Porém, quando ela acontece, gera muito mais interesse e identificação no público, trazendo excelentes resultados em publicidade e divulgação para sua marca.
Existem muitos cases de grandes empresas que aplicaram o branded content com sucesso. A First Alert por exemplo, empresa americana líder em segurança nos Estados Unidos que agora tem sede no Brasil.
Você pode perceber que qualidade no conteúdo, com o uso de imagens em vídeo, também ajuda a gerar curiosidade.
Branded content e marketing de conteúdo são a mesma coisa?
A resposta é não – o branded content não é a mesma coisa, e nem uma subcategoria, do marketing de conteúdo. E, embora os dois compartilhem a mesma ferramenta principal, cada um tem uma maneira diferente de usá-la. Mas este assunto abordaremos num próximo Post.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido interessante para você. Para mais informações, acesse o nosso site!
Deixe um comentário