A utilização de vídeos no Ensino a distância.

O que você consegue fazer nas 24 horas do seu dia? Mas imagine se você não gastasse tantas horas no trânsito. Consegue imaginar?


Produtora especializada em videoaulas e vídeo cursos para Ensino a distância, a Komodo Produtora tem como missão fornecer solução em produção audiovisual com qualidade, compromisso e rentabilidade, construindo uma relação duradoura e próspera com seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Acreditamos que o EAD é uma excelente e versátil ferramenta de ensino, e a qualidade final da produção das videoaulas faz toda a diferença. O Ensino a distância é uma ótima opção para estudantes que querem se especializar e valorizam seu tempo. O ensino a distância é uma modalidade de ensino que permite ao aluno administrar melhor o tempo dos estudos podendo fazê-lo em casa ou nos horários livres do trabalho.

Há 11 anos em Santa Catarina, mas atendendo todo o Brasil em produção de conteúdo para o Ensino a distância, buscamos sempre ser uma empresa reconhecida pela acessibilidade e excelência nos nossos serviços, levando cliente a atingir seus objetivos.

Mas e se falando em Ensino a distância.

O que você consegue fazer nas 24 horas do seu dia? Mas imagine se você não gastasse tantas horas no trânsito. Consegue imaginar?

Este entre outros é um dos motivos que levam o Ensino à Distância (EAD) a ser uma das grandes tendências do mundo moderno. 

O ensino on-line difere do presencial pela ausência do contato direto e diário numa sala de aula. Mas tanto o presencial quanto o on-line cumprem o papel de ensinar e tornar o conhecimento mais acessível aos alunos. As vantagens de se fazer um curso a distância são diversas e têm feito com que a procura por esta modalidade de ensino aumente ano após ano. Entre elas está a flexibilidade de local e horário, ou seja, o aluno pode escolher o melhor horário para se dedicar ao estudo e ainda estudar onde quiser.

Mas é muito mais do que isso. A possibilidade de aulas definitivas, com recursos multimídia, para assistir na hora, lugar e quantas vezes quiser tem potencial de revolucionar a vida de literalmente bilhões de pessoas, na medida em que possibilita o amplo acesso e assim se pulverizam os custos.

Não à toa, empresas e instituições de ensino estão investindo cada vez mais nessa modalidade, com grande predominância pelo formato audiovisual. Então acompanhe esta postagem até o final para entender esta grande tendência!

 

3 vantagens do EAD (Ensino à Distância)

É muito provável que você encontre outras vantagens, mas listamos aqui, 3 dos motivos mais comuns que tem levado instituições de ensino e empresas a adotarem o EAD para seus Cursos e Treinamentos internos.

1.Flexibilidade

Um dos principais fatores que fazem com que as pessoas busquem a formação a distância é a versatilidade para estudar no momento e no local que for mais oportuno. Assim, é possível conciliar o trabalho com o estudo.

Ela também se apresenta vantajosa para quem mora ou trabalha longe da universidade. Se esse é o seu caso, você conseguirá ter acesso a um ensino de qualidade sem precisar se deslocar pela cidade.

2. Variedade de cursos no ensino a distância

Mais uma das vantagens do EAD é a variedade de cursos. Como o interesse por essa modalidade tem aumentado, muitas instituições ampliaram a oferta de cursos. Hoje em dia, há formação online de bacharelado, tecnologia e licenciatura em diversas áreas tais como Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Engenharia, entre outras.

e você já faz graduação e deseja adquirir novas habilidades para se destacar no mercado de trabalho, também é possível realizar cursos online de curta duração.

3. Mesmo nível de aprendizado

O projeto pedagógico de um curso a distância é o mesmo do presencial, é formado com a mesma perspectiva e o mesmo rigor para o desenvolvimento das competências. “Inclusive, é necessário planejamento para acompanhar as disciplinas, que têm alta carga de leitura obrigatória e complementar. A EAD propicia flexibilidade, mas isso jamais pode ser confundido com facilidade. O curso é tão rigoroso quanto o presencial.

Os alunos que optam por cursos a distância passam pela mesma avaliação desenvolvida para cursos presenciais do MEC, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os resultados têm sido animadores para os formandos de turmas de EAD. “No Centro Universitário Senac, os alunos que fizeram o Enade em 2015 tiveram o comportamento equivalente ou até melhor em comparação aos cursos presenciais.”

E porque os que vídeos são tão usados no Ensino a distância?

Quando uma empresa ou instituição de ensino opta pela produção de vídeo EAD é importante que ela construa um raciocínio acerca do processo de construção dos roteiros dos vídeos.

Vídeos funcionam melhor 

Vídeos unem os canais visual e auditivo, por este motivo, este o formato em vídeo aumenta o entendimento das pessoas em mais de 70% e também está associado a um elevado nível de lembrança sobre o conteúdo.

Pessoas adoram vídeo 

Segundo pesquisas recentes, cerca de 85% do tráfego na internet, em 2020, será por vídeo. Isso mostra como esse formato é a preferência das pessoas. Outro dado que chama a atenção vem da Forrester Research, segundo o qual 75% dos funcionários de uma empresa estão mais propensos a assistir a um vídeo do que ler um artigo, e-mail ou documentos disponíveis na web.

A valorização do dispositivo mobile 

Estudos apontam que quanto mais cresce o uso dos dispositivos móveis, mais o formato vídeo irá prevalecer, o que também pode ser muito bem aproveitado em Educação à Distância, já que muitas pessoas têm tempo livre durante os trajetos do dia a dia. Ou, no âmbito das empresas, seria muito útil um vendedor rever um módulo relacionado a um determinado produto no caminho de uma reunião, por exemplo.

Viável financeiramente

O vídeo é uma opção extremamente viável, pois quando as aulas estão prontas podem ser reproduzidas em escala, pulverizando os custos unitários ou de turmas, principalmente quando se leva em conta um prazo maior de utilização. Este ponto é extremamente útil para empresas com alta rotatividade ou que precisam atualizar os colaboradores frequentemente.

Há muitos métodos para quem trabalha com produção de vídeo EAD e fica a seu critério escolher a mais confortável para você. Aqui apresentamos um modelo para tornar sua produção mais tranquila.

Até a próxima!