VÍDEO INSTITUCIONAL: ONDE UTILIZÁ-LO?

Você sabia que um vídeo institucional aumenta o engajamento dos consumidores em até 65%? Além disso, 75% dos executivos assistam a vídeos que sejam relevantes para suas áreas de atuação?

Essas estatísticas por si só já demonstram que um vídeo institucional pode ser uma solução adequada para sua empresa se destacar.

Com um bom material a sua empresa consegue se comunicar de forma direta, passando transparência, credibilidade, valores, compromissos, princípios básicos – aproximando ainda mais do seu público alvo.

Além disso, os vídeos institucionais são ferramentas flexíveis que possuem diversas aplicações. Aqui neste post vamos mostrar quais são as possibilidades que se abrem com a utilização de um vídeo institucional nas mais diversas ocasiões.

 

Onde utilizar um vídeo institucional?

Vale a pena ressaltar que um vídeo institucional é um investimento de médio a longo prazo. A produção de um bom material envolve torná-lo atemporal, sem data de validade para que possa ser utilizado muitas vezes pelo maior tempo possível. Isso vale tanto para o conteúdo em si, quanto para as artes aplicadas.

Todas as etapas do vídeo precisam ser pensadas para que possa ser utilizada no mínimo 4 a 5 anos. É preciso investir em uma solução de qualidade para que o custo x benefício seja válido. Às vezes, o barato sai caro. Isto porque, neste primeiro ano de utilização do vídeo institucional será o momento de apresentação do mesmo para o mercado, seja como uma forma de reposicionamento da marca, seja como uma apresentação dos valores e perspectivas daquele momento.

 

Após este período, por mais 2 ou 3 anos a empresa estará colhendo os frutos e irá utilizá-lo mais como consolidação da marca. Depois de 4 ou 5 anos, todas as empresas acabam sofrendo mutações e naturalmente sentem necessidade de um novo vídeo para apresentar as novas soluções, valores, estrutura e perspectivas deste novo momento.

Algumas alternativas podem ser utilizadas em diversos eventos para as mais variadas funções. Apresentamos abaixo algumas dessas opções para você entender melhor a flexibilidade dessa opção:

1) Feiras

Ao utilizar seu vídeo em uma feira, seu futuro cliente se sentirá muito mais atraído pela oportunidade de conhecer mais de perto a sua empresa. Utilizar esse recurso em um estande, por exemplo, você cria empatia com os participantes do evento que serão futuros prospects.

Vídeos são grandes aliados para quem deseja captar novos clientes e encontrar ótimas oportunidades de negócio.

 

2) Workshops

Utilizar vídeos em workshops é uma das melhores formas de comprovar a versatilidade – uma das principais vantagens dessa plataforma.

Como é possível se adequar exatamente ao público que está interessado, por meio de sons, imagens, infográficos e ilustrações, em um workshop você pode mostrar seus diferenciais e ainda mostrar o porquê sua empresa deve ser a melhor escolha entre os concorrentes do segmento.

 

Imagine, por exemplo, a cabeça de um cliente ao comparar duas apresentações de empresas concorrentes. Uma delas apresentou um vídeo institucional com toda sua estrutura, valores, posicionamento de mercado e etc. Outra apenas mostrou alguns panfletos e falou, falou, falou, deixando todos os possíveis clientes cheios de dúvidas. Qual destas empresas você acredita que será escolhida pelo cliente?

3) Site institucional

Estudos apontam que conteúdos de audiovisual colocados em sites aumentam em até 55% o tráfego e 33% de engajamento do usuário final em páginas de negócios.

Essas estatísticas por si demonstram a importância de apostar em vídeos no conteúdo do seu site institucional.

 

Imagine você na seguinte situação: ao entrar no site de um potencial fornecedor ou parceiro, você prefere interpretar todo um site para tentar entender o que a empresa faz, quais seus diferenciais e quais as soluções que ela oferece, ou simplesmente assistir a um vídeo institucional que apresente e solucione todas suas dúvidas em relação a empresa?

 

4) Treinamentos internos

Os vídeos também mexem com o lado emocional da pessoa que está assistindo ao conteúdo. Por isso, é um grande auxiliar para que você possa motivar seus funcionários, e incentivá-los a captar de fato a essência de sua empresa.

 

A divulgação desse material nos treinamentos internos também é fundamental e requer bastante cuidado e planejamento. É importante ressaltar que a propagação desse conteúdo é tão importante quanto a sua qualidade.

Aqui vale a pena ressaltar a importância de produzir um vídeo institucional de qualidade. Revelar que a empresa tem visão de crescimento, compromisso com seus clientes e transparência na execução de seus serviços é uma das formas de engajar os seus funcionários.

 

5) Nas suas redes sociais

O seu vídeo institucional também pode ser usado nas redes sociais de seu negócio, como por exemplo, no topo do Facebook ou do Twitter. Outra ideia 100% viável é adaptá-lo para o Instagram.

 

Segundo o Buffer Social em um de seus estudos, é possível conseguir até 10 vezes mais conversões em publicações fixas, mas não se esqueça de compartilhá-lo nos feeds e sempre usando as famosas hashtags que fazem com que ele seja encontrado mais facilmente.

6) Na assinatura de e-mails e newsletter

 

Basta que você coloque o link do vídeo na assinatura de e-mails de todos os colaboradores, inclusive na sua, depois é só aguardar os frutos serem colhidos – pois esta pode ser uma técnica muito efetiva, afinal, é mais um maneira de despertar o interesse de seu prospect em saber mais sobre sua empresa.

 

A dica aqui apenas é colocar uma chamada do que se trata aquele link, algo como, “Já conferiu nosso vídeo institucional? Clique aqui”.

 

Outra opção é utilizar a miniatura do vídeo nas suas newsletter, fazendo com que ele ganhe ainda mais exposição, sendo enviado para um público que já tem certo envolvimento com seu negócio.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! O que acha de compartilhá-lo em suas redes sociais?