FUNÇÕES NA PRODUÇÃO . DIREÇÃO DE CENA

DIREÇÃO DE CENA . FUNÇÕES NA PRODUÇÃO

A ideia nestes Posts é apresentar as funções dentro de uma Produção de video, seja Publicitária ou Institucional. E hoje vamos dar início falando um pouquinho sobre o Diretor de Cena.

 

DIREÇÃO 
O diretor de um filme Publicitário, Institucional ou para Cinema é responsável pelo resultado final de um conjunto chamado produção de video. Ele deve conhecer perfeitamente todos os detalhes do roteiro, estudá-lo num storyboard, e ter previamente uma imagem feita de cada plano, que no conjunto dará significado à sua obra.


RESPONSABILIDADES

Além do mais, deve conhecer detalhadamente cada função técnica do set e saber o que pode extrair de cada uma com o orçamento que tem. Conhecimento de técnicas de fotografia serão muito úteis na agilidade do processo, pois saberá com mais precisão o que quer do fotógrafo. A noção geral da narrativa dará a ele segurança para supervisionar a montagem, e encaixar depois todos os elementos de pós-produção, como efeitos, fusões, sound desing e trilha.
O trabalho do diretor é árduo, pois todos da equipe esperam dele segurança, tanto na escolha dos planos como na condução da filmagem tecnicamente falando. Ele deve saber até onde vão suas limitações técnicas frente à verba e/ou possibilidades com o equipamento e equipe disponíveis. Da mesma maneira, deve avaliar até onde seu pedido está sendo atendido pela equipe de diretores, como fotografia, arte e produção, para deixá-los à vontade com a margem de criação pessoal de cada um em sua área, sem que, também, seu trabalho seja autoritário e extravagante. É necessário senso de medida apurado, que só se obtém quando se está totalmente imerso num projeto.

 

A EQUIPE
O diretor costuma ter assistente: O assistente é seu braço direito, que conhece o roteiro tão bem (ou até melhor) que é capaz de dizer sem pestanejar qual plano será rodado em seguida, bem como quem é o elenco, e qual a intenção daquele plano. Isso é apenas uma forma de lembrar o diretor para que ele não se esqueça da linha narrativa do filme, e não se perca com detalhes que poderão mostrar-se incoerentes. O assistente ainda confere o tempo de cada plano e preenche um boletim de controle. Quando a produção é muito grande, pode-se ter até 3 assistentes de direção, o terceiro sendo exclusivamente continuista. Outra função da equipe de direção é o casting, ou escolha do elenco.

 

O PROFISSIONAL
O diretor é um criador que está lidando com um conjunto de artes que confluem para uma resultante de imagens, e por isso deve atentar para itens relacionados à filosofia da arte e teorias da estética. Deve escrever sempre que possível, para treinar a coerência narrativa, e exercitá-la no seu trabalho, fazendo experiências de propósito bem definido. Deve aprender a refinar o olhar poético que tem do mundo, como forma de aprimorar sempre sua linguagem, para que possa contribuir com informações diretas e metafóricas, efetivando assim a criação artística.

 

BIBLIOGRAFIA
CHESHIRE, David. Manual de Cinematografía. H-Blume Ediciones, Madrid, 1979
DANCYGER, Ken. Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo.Campus, RJ, 2003
GAGE, Leighton & MEYER, Claudio. O Filme Publicitário. SSC&B-Lintas, 1985
MALKIEWICZ, Kris. Cinematography : A Guide for Film Makers and Film Teachers, Simon & Schuster, 2nd edition, 1992
MONCLAR, Jorge. O Diretor de Fotografia. Solutions Comunicações, RJ, 1999
WATTS, Harris. Direção de Câmera. Summus editorial, SP, 1999