Blog

MARKETING DE INFLUÊNCIA

04/12/2017

MARKETING DE INFLUÊNCIA

O marketing de influência é uma modalidade que está na vanguarda das estratégias digitais. Isso aconteceu porque o mundo está em uma frequente transformação.

Antes, apenas um seleto grupo dominava a opinião pública. Artistas e jornalistas eram quem ditavam os costumes, indicavam as marcas referência, influenciavam a tomada de decisão das pessoas e estimulavam a compra.

Essas pessoas eram escolhidas pela grande mídia, como os jornais e a televisão, para posicionar-se sobre determinados assuntos.

Hoje em dia, a realidade é totalmente outra! Pessoas comuns, como eu e você, podem influenciar milhões por meio das mídias sociais. Essas personalidades web são chamadas de influenciadores digitais - e adicionam valor à sua marca.

Suas dicas e orientações podem realmente mudar a opinião dos padrões de consumo de um determinado nicho ou segmento de mercado. Por isso que empresas ao redor do mundo estão contratando os influenciadores para dar uma nova cara para suas campanhas de marketing.


Como fechar parceria com influenciadores digitais?

Mas afinal, como contratar esses influenciadores digitais? Aqui nesse conteúdo, vamos mostrar um passo a passo simples de como reconhecer essas personalidades web, e depois, como fechar essas parcerias.

 


#1 Reconheça os influenciadores


O primeiro passo é definitivamente analisar o comportamento da celebridade. Por acaso, o que a pessoa diz está condizente com os valores da sua marca? O conteúdo é de qualidade? Suas opiniões são fortes ou, por acaso, esse profissional realmente entende do assunto?

Depois desse item, é interessante fazer um primeiro contato com o influenciador. Mande uma mensagem em nome da empresa através do contato que ele disponibiliza em suas descrições dos vídeos.


#2 Analise a frequência da publicação e a quantidade de seguidores e visualizações


A base dos influenciadores digitais é o conteúdo que produzem. Isso é o que vai atrair ou não seguidores, influenciar na publicação ou no impacto das postagens sobre o público.

Analise o conteúdo e a frequência que a pessoa produz. Minuciosamente. Além disso, fique atento também à quantidade de seguidores que o influenciador possui e o número de visualizações em seus vídeos. De nada adianta investir em um influenciador que não é visto, concorda?


#3 Segmente por localidade


Os influenciadores definitivamente não possuem um perfil considerado pré-determinado. Eles fazem parte de diferentes grupos, não importando o poder aquisitivo, a etnia ou ainda a localização.

Não estão presentes apenas no considerado eixo Rio-SP. Produzem conteúdo além dos grande centros econômicos e culturais. Ou seja, dependendo da sua estratégia de marketing, é interessante apostar naqueles que estão em determinadas localidades. Deixe isso claro na hora dos detalhes da negociação com seu influenciador digital e peça informações sobre a localidade de seus seguidores.


#4 Observe o público-alvo


A grande maioria dos influenciadores atendem uma audiência bem específica. Construída a partir de gostos e hábitos. E ainda sabem qual a melhor linguagem para comunicar-se com essa audiência e com esse público-alvo.

Além disso, o influenciador com certeza poderá te apresentar estatísticas sobre o seu público e te propor um tipo de conteúdo específico para atingir aquele perfil. Afinal, ele é um criador de conteúdo que certamente tem vasta experiência sobre como ser relevante para aquele determinado público.


#5 Fique de olho no engajamento


É muito importante conscientizar-se de que o que determina os influenciadores digitais não é somente a quantidade de seguidores, mas também, o trabalho que fazem e, consequentemente, o nível de influência que têm.

Uma forma de saber o valor do seu influenciador é observar o engajamento dos seus seguidores. Todo esse envolvimento com os fãs mostra como que essas pessoas interagem nos seus canais. Avalie os comentários de cada vídeo ou post.


Para finalizar, uma dica final. Investir em marketing de influência de maneira inteligente não é apostar na pessoa mais famosa e, sim, naquela que desempenha um papel mais estratégico ou influente com o seu nicho de mercado e público alvo.


Além de representar um custo menor, essa estratégia gera resultados considerados assertivos.


Você pretende investir em marketing de influência? Fale conosco! Podemos te ajudar!