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INFLUENCIADOR DIGITAL X PUBLICIDADE TRADICIONAL: QUAL A MELHOR OPÇÃO?

13/11/2017

Qual a melhor opção?

Utilizar influenciadores digitais para estabelecer parcerias foi uma das principais tendências de marketing e comunicação em 2017. É um segmento que está ganhando notoriedade e que possui características bem interessantes.

O marketing influencia pessoas. Já os influenciadores, que se popularizaram nas redes sociais, tornam-se grandes os condutores no processo da tomada de decisão de um público.

Essa tendência surgiu por causa de grandes resultados das vendas de produtos depois das parcerias fechadas com alguns desses influenciadores digitais.

Apesar de ser um segmento novo, as empresas apostam nessa nova modalidade porque estão cansadas da publicidade tradicional. Mas será que essa é realmente uma boa ideia? Afinal de contas, tudo que é novidade ainda é desconhecido de certa forma.

Aqui nesse post, vamos contar um pouco sobre o que é o influenciador digital e suas vantagens para que você possa comparar com a publicidade tradicional!


                                       Influenciador digital x publicidade tradicional

 


O marketing de influência foi apontado como uma tendência que propõe-se a mudar completamente a lógica dos investimentos em publicidade. Ainda pode ser considerada uma solução possível para a crise vivida pela indústria da comunicação.

Os tradicionais possuem segmentações de perfil e idade como principais diferenciais, mas, a mensuração dos resultados é mais difícil do que qualquer meio digital.

Dentre as vantagens do marketing tradicional, está o conservadorismo que envolve as coisas. Os anúncios offline ainda estão em voga e coletam resultados expressivos, apesar de quase tudo estar migrando para o digital.

Além disso, o outbound marketing modernizou-se para acompanhar as tendências e não morrer. Existem empresas especializadas em estratégias desse segmento exclusiva para o ramo do B2B.

No entanto, são vantagens consideradas vagas em comparação às oferecidas pelos influenciadores digitais.

Essa nova modalidade de marketing envolve o fato de que os jovens inspiram-se nessas personalidades digitais favoritas como referência. É uma nova forma de conectar-se com os consumidores de forma orgânica e escalada.

Além disso, as marcas conseguem explorar o conceito de serem modernas, criativas e alinhadas com a evolução das tecnologias.

Abaixo, separamos em itens outros benefícios de apostar no marketing de influência:

 

Público nichado e específico:

Em um canal de culinária, por exemplo, uma marca de alimentos consegue se comunicar com inscritos que acompanham o canal, um público que gosta de cozinhar e aprender novas receitas.

 

 

Neste caso, o influenciador vai expor sua opinião, vai mostrar que tal “marca” vai dar o ponto certo da receita ou que é aquela marca que ele usa em casa…

Sem dúvidas isso vai gerar frutos para a marca anunciante.


Engajamento com o público:

Um influenciador por ser mais próximo do seu público, consegue influenciar de fato tomadas de decisões. A maioria dos anúncios feitos nesses canais são na forma de merchandising, com leveza e que passe credibilidade e transparência. Uma publicidade bem diferente de uma mídia tradicional para a TV por exemplo.


Atemporal:

O conteúdo publicado por um influenciador digital não pode ser considerado um conteúdo temporal como dos veículos impressos, televisão ou os outdoors que após dias de inserção sai do ar e perde a sua validade. O conteúdo em um canal perdura por anos e anos, ou até mesmo eterno, as visualizações ficam desde o seu lançamento, sempre imprimindo para novos consumidores que verão aquele conteúdo!

 

Para finalizar, antes de definir qual é a melhor opção na hora de divulgar uma marca ou uma empresa, é importante descobrir qual é o público-alvo. E depois, reestruturar o seu orçamento em veículos de comunicação, criando um plano de mídia.

 

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