4 MOTIVOS PARA CONTRATAR UMA PRODUTORA PARA DESENVOLVER SEU VIDEO INSTITUCIONAL

Entenda no artigo de hoje a importância de contar com profissionais para produzir seu vídeo institucional

 

Um vídeo institucional é uma forma de conteúdo interessante na transmissão de mensagens claras e objetivas sobre os produtos e serviços, muitas vezes, na divulgação da missão, dos valores e da visão de uma empresa. Além disso, é a nova tendência em termos de propagação de conteúdo. Um estudo da Cisco antecipou que vídeos corresponderão por 69% do tráfego na internet em 2017. Eles, definitivamente, caíram no gosto do público.
No entanto, algumas empresas ainda acham que fazer um vídeo institucional é algo simples e muitas vezes, não contratam profissionais capacitados para realização de tal função. A ideia de “ tenho um amigo que tem uma câmera legal” pode ser um dos piores erros que uma instituição pode cometer em relação à produção de vídeos institucionais. Resulta em perda de eficácia, de tempo, de dinheiro e pior: uma produção amadora pode manchar a reputação da sua empresa.
Aqui nesse artigo, você vai entender a importância de ter uma equipe de profissionais atuando na produção de vídeos para seu negócio e ainda compreender que os custos são na verdade baixos em relação ao leque de vantagens que um vídeo institucional pode trazer para seu negócio.

 

 

Por que contratar ajuda profissional para produção de vídeo?

 

1) Boa vontade e talento não significam profissionalismo

Mesmo que você tenha um parente que saiba mexer em uma câmera, a produção de um vídeo envolve um processo bem mais complexo. É até um pouco ingênuo acreditar que o único requisito necessário é saber manejar um equipamento.
Uma produção audiovisual, assim como qualquer outro material institucional, precisa ser produzido por quem realmente entende do assunto. Senão, será apenas mais um vídeo jogado na abundância de conteúdos amadores produzidos todos os dias. Somente uma produção de qualidade poderá render resultado satisfatório em termos de retorno sobre o investimento.

2) Vídeos precisam de planejamento

A produção de um vídeo institucional envolve um processo criativo denso. Começa com a definição de um objetivo e uma meta a ser alcançada, esta etapa é chamada de briefing. Depois, ainda há a necessidade de se descobrir quais são as particularidades do seu público-alvo, ajuste da linguagem, escolha do melhor formato, idealizar e criar o roteiro, desenvolver a identidade audiovisual e gerenciar todas as etapas do projeto durante as gravações e edições do material – garantindo a execução completa sem pular nenhuma das etapas do processo ideal. Um erro comum que as empresas cometem é contratar um freelancer para realizar todo o projeto. O que acontece, na verdade, é que são muitas funções e é praticamente impossível que apenas uma pessoa atenda toda essa demanda. O resultado normalmente são atrasos significativos da entrega e vídeos praticamente amadores.
3) Evitar a perda de tempo com produção genérica
Utilizar métodos amadores na produção do material audiovisual da sua empresa pode acarretar na perda da conexão com a sua audiência. Um dos principais pontos da produção dos vídeos institucionais é definir quais pessoas que você quer atingir alem de cuidar para que o vídeo tenha um desenvolvimento de arte que converse com toda comunicação ja existente da sua empresa. Não cuidar dessas questões em específico faz com que você produza apenas um conteúdo a mais, sem o menor engajamento. A consequência: perda de dinheiro e de tempo. Algo que não é indicado para a rentabilidade de nenhum negócio.


4) Sua reputação está em jogo

O vídeo institucional é a forma com a qual sua empresa vai se apresentar ao mercado e criar vínculos com seus futuros clientes. Ou seja, é a sua reputação em jogo, a apresentação do seu negócio para o mundo sobre seus produtos, seus serviços e sua essência corporativa 24 horas por dia. Por isso é importantíssimo que essa produção seja muito bem feita, utilizando-se os elementos corretos e indicados.
Lembre-se que o vídeo institucional é uma maneira de aumentar a competitividade do seu negócio em relação aos seus concorrentes. Sua produção audiovisual não pode, de forma alguma, ter uma qualidade inferior do que as outras empresas do seu ramo.
Passou o tempo de que a produção de vídeos institucionais custava muito caro e era inacessível para médias e pequenas empresas. Hoje em dia, existem muitas opções idealizadas para atender todas as demandas. Aposte na sua empresa e contrate ajuda profissional na realização dos seus conteúdos audiovisuais!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! Se deseja produzir o vídeo da sua empresa, conte com a Komodo Imagine Motions.